Qui, 16 de junho de 2011, 10:20

Bancada de Testes de Pares Adsortivos aplicados à Refrigeração e Ar Condicionado
Bancada de Testes de Pares Adsortivos aplicados à Refrigeração e Ar Condicionado

RESUMO


A refrigeração e o ar condicionado são considerados hoje como co-responsáveis pela crescente demanda energética de nossa sociedade. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias limpas, tanto da geração como da racionalização da energia gerada está se tornado mais urgente. Uma alternativa são os refrigeradores térmicos por adsorção, entretanto essa tecnologia permanece com dois problemas básicos: o baixo COP e a instabilidade de longo prazo dos pares adsortivos. Pretende-se, portanto, com este projeto desenvolver uma bancada de testes capaz de medir a cinética de adsorção e, finalmente, avaliar sua estabilidade. Comparando com os protótipos existentes, a principal diferença é a facilidade de se controlar a temperatura, a geometria e o posicionamento da balança e a melhora em 375 vezes na resolução da medida.


OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Desenvolver uma bancada de testes capaz de medir a cinética de adsorção e, principalmente, avaliar a estabilidade do par adsortivo em longo prazo.


Objetivos Específicos:

  1. Projetar e construir uma bancada de testes, em escala reduzida, capaz de medir a cinética de adsorção e, principalmente, avaliar a estabilidade após uma certa quantidade de ciclos.
  2. Medir a cinética de sorção de amostras significativas (centenas de gramas);
  3. Analisar a estabilidade de longo prazo de pares adsortivos;
  4. Aprimorar/Validar os modelos matemáticos já desenvolvidos pelos proponentes.
  5. Avaliar o equilíbrio de sorção de nanomateriais compostos, sintetizados mediante uma técnica de impregnação de umidade incipiente pelos parceiros Colombianos, para aplicações em sistemas de R&AC.

FINANCIAMENTO

  1. EDITAL FAPITEC/SE /FUNTEC /CNPq N° 10/2009
  2. Bolsas de IC/IT do CNPq, da FAPITEC/SE e da UFS (COPES)


Atualizado em: Ter, 23 de maio de 2017, 16:10

Notícias Relacionadas
Notícias UFS