Durante a graduação no curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Sergipe (DMEC-UFS) pude participar de alguns projetos no Laboratório de Conversão de Energia e Termodinâmica Aplicada coordenado pelo professor Dr. Douglas Bressan Riffel, tanto na parte experimental quanto na parte de simulação, que contribuíram de forma significativa para minha formação, profissional e pessoal.
O primeiro projeto que estive envolvido foi no da Bancada de testes de pares adsortivos aplicado à refrigeração e ar condicionado, no Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) no período 2011-2012, onde foi dada a continuação ao desenvolvimento de uma interface no ambiente GUI (Graphical User Interfaces) do Matlab denominada ‘Simulador em tempo real de refrigeradores térmicos’, no formato SCADA (Supervisory Controland Data Aquisition). Sendo possível a comunicação com o usuário de forma amigável e a atuação no ciclo em tempo real, permitindo a continuidade dos estudos da cinética de adsorção durante processos de recuperação de calor e de massa, visto que são os responsáveis pela melhora no desempenho do ciclo, além de aprimorar e validar os modelos matemáticos. Na interface da simulação foram implementadas as telas referentes a alguns componentes do ciclo, como evaporador, condensador e adsorvedores que permitiam configurar a simulação para diferentes parâmetros. Algumas variáveis envolvidas nesse estudo foram a duração do ciclo, as temperaturas das fontes, a espessura de material adsorvente, características dos tubos e aletas, o par adsortivo e o metal utilizado na construção do trocador de calor. Como desafios encontrados nesse projeto foi a necessidade do estudo mais aprofundado dos refrigeradores por adsorção e o conhecimento de novas ferramentas do software MatLab.
No período 2012-2013 estive envolvido no projeto “Bancada didática de um sistema de ar condicionado: Projeto de Bancada” também pelo PIBITI. O objetivo foi projetar, especificar, instrumentalizar uma bancada didática de ar condicionado, focando nos possíveis experimentos/resultados que possibilitassem aos alunos do curso de engenharia uma compreensão do funcionamento de um ciclo de refrigeração de compressão de vapor, visto que no mercado das bancadas didáticas percebe-se que são raras as bancadas realmente didáticas. Durante o projeto foi levantado o estado da arte para bancadas didáticas e realizado um estudo e avaliação de uma bancada didática de refrigeração disponível no departamento, onde foi possível detectar alguns problemas de operação e a partir daí foi montada uma base teórica importante para o projeto da bancada proposta. Sendo realizado a seleção dos componentes necessários, primeiro foi feita a seleção do compressor, e a partir daí foram feitas a seleção dos demais componentes, como válvula de expansão, condensador e evaporador e de acessórios, como filtro secador e visor de umidade, que são úteis para garantir a confiabilidade do funcionamento da bancada didática, sendo proposto um layout para a mesma e apresentado uma lista de experimentos possíveis de serem realizados a partir do modelo proposto. As dificuldades encontradas foi realizar um projeto que não acarretasse em grandes custos de fabricação, visto a limitação de recursos, e na realização alguns testes feitos durante o estudo, devido a indisponibilidade das ferramentas adequadas.
A partir da experiência dos projetos citados anteriormente, em especial, ao último, foi dada a continuação do estudo nos sistemas de refrigeração no meu Trabalho de Conclusão de Curso, cujo tema proposto foi “Simulação para análise de trocadores de calor de um sistema de refrigeração por compressão de vapor” sendo apresentado uma simulação para análise de trocadores de calor do tipo tubo aletado com convecção forçada do ar em um sistema de refrigeração por compressão de vapor em regime permanente com o uso do software EES® - Engineering Equation Solver. Inicialmente foram necessárias algumas adequações do sistema utilizado, pois a partir de simulações previamente realizadas percebeu-se que os resultados estavam incompatíveis com que a literatura informa. Como resposta a simulação fornece em tempo real os resultados do comportamento dos trocadores de calor, isso permite informação de condições críticas de funcionamento, sendo possível a modificação dessas condições de operação do sistema para evitar danos ao mesmo. Com o código desenvolvido no TCC foi feito o registro do software "AS-Refrigera”, de número BR5120170001863, pelo INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial
Com a conclusão da graduação fui aprovado em 2014 no concurso de docente efetivo na classe auxiliar no próprio DMEC na área de térmica e fluidos, onde pude me envolver em alguns projetos com os demais professores do departamento, inclusive no Laboratório de Conversão de Energia e Termodinâmica Aplicada. Lecionando disciplinas como Termodinâmica para Engenharia Mecânica, Programação Imperativa, Recursos Energéticos e Tecnologia do Vapor. No ano seguinte comecei o mestrado no Programa de Pós graduação em Engenharia Química na UFS, cujo tema foi “Desenvolvimento de um secador tipo esteira circular assistido por aquecimento infravermelho para a secagem de bagaço de cana-de-açúcar”. Incialmente foi feito o projeto do secador, com a identificação de necessidades e na análise de possíveis configurações, após a seleção da melhor configuração foi realizado o detalhamento do projeto, através do dimensionamento mecânico, elétrico e da instrumentação necessária. Em seguida, ocorreram a construção, montagem e operação do protótipo. Para avaliar o desempenho do secador tipo esteira foi realizado um estudo experimental sobre a secagem do bagaço de cana-de-açúcar, diante da importância do processo de remoção de umidade para o aumento do potencial energético dessa biomassa, onde foram analisadas a influência das variáveis temperatura e velocidade da esteira.
Em 2018 dei início ao doutorado no Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica da UFU com orientação do Professor Dr. Gilmar Guimarães cuja proposta de tese é “Análise térmica de partes móveis de turbinas: Melhoria do desempenho de turbinas hidráulicas e eólicas através da redução de atrito e desgaste”. O objetivo do trabalho é o estudo do comportamento térmico dos elementos móveis das turbinas, que apresenta consequências imediatas no comportamento mecânico e tribológico, para auxiliar na prevenção de danos e/ou reparos.