Qua, 17 de agosto de 2022, 16:00

Venha trabalhar conosco
Oportunidade para programadores

O Laboratório de Conversão de Energia e Termodinâmica Aplicada está selecionando alguém para trabalhar com as seguintes linguagens de programação: Matlab e .NET framework. Trata-se da implementação de um algoritmo desenvolvida pelo grupo de pesquisa em uma inferface gráfica (GUI) existente. Essa GUI foi desenvolvida em um TCC de Engenharia Mecânica da UFS, do discente João Pedro Oliveira Freitas.

A termografia é uma técnica de ensaios não destrutivos que vem ganhando cada vez mais importância na área científica, no entanto, a sua utilização ainda depende fortemente do operador, tanto no momento da captação das imagens, como para o posterior processamento da imagem. Em alguns casos, a própria imagem já traz resultados determinísticos e satisfatórios, mas existe um potencial enorme de outras aplicações que só poderão ser visualizadas utilizando técnicas de pós-processamento de imagem.

O algoritmo, desenvolvido no mestrado do discente Wellington Francisco da Silva, é capaz de detectar defeitos em materiais através da análise térmica das imagens obtidas por termografia ativa. Experimentalmente, é utilizado um curto pulso térmico, gerado por uma fonte externa e monitora-se a evolução da temperatura da superfície do objeto ao longo do tempo através de uma câmera termográfica. Devido à grande quantidade de dados coletados, a primeira etapa é compactar os dados. Utilizou-se como base do fenômeno a lei de resfriamento de Newton e obteve-se uma taxa de compactação de 99%. As principais contribuições do algoritmo desenvolvido são:
compactação e tratamento dos dados de aquecimento (que são negligenciados pelas outras técnicas);
utilização do conceito de mudança no sentido do fluxo de calor para delimitar as bordas das regiões de interesse (onde provavelmente estão os defeitos);
detecção das bordas/interface entre o objeto e o fundo da imagem;
consolidação em uma única imagem, agregando os indicadores referentes ao conceito de constante de tempo de resfriamento/aquecimento, de máxima temperatura de cada pixel e do contraste máximo.
Finalmente, como resultado, apresenta-se uma única imagem com todas essas informações, diminuindo a subjetividade do operador e auxiliando na eficácia dessa técnica termográfica.

Apresentação do TCC do desenvolvimento da interface gráfica a qual queremos implementar o algoritmo desenvolvido por nós:
https://drive.google.com/file/d/1Qgi8W8jk7VeEAaTK9btGas7-cjRHEwIn/view

A oferta pode ser um estágio ou mesmo uma iniciação científica. Atualmente não dispomos de bolsas, mas provavelmente teremos quando sair edital.
Para se inscrever, envie pelo SIGAA (para o professor DOUGLAS BRESSAN RIFFEL) um arquivo único (ZIP ou PDF) com os seguintes documentos:
1. Escreva uma redação em primeira pessoa de, no máximo, uma página, sobre o seu interesse em trabalhar conosco.
2. Anexe a esse documento seu histórico da UFS e um currículo comentado, onde você ressalta as ações realizadas em um estágio ou o que você aprendeu no curso de Solidworks, por exemplo. Inclua no currículo uma auto avaliação, onde você ressalta seus pontos positivos e diz o que você tem feito para contornar suas dificuldades.

Baixe nosso artigo em:

W. F. Da Silva, R. A. C. Melo, M. Grosso, G. R. Pereira and D. B. Riffel, "Active Thermography Data-Processing Algorithm for Nondestructive Testing of Materials," in IEEE Access, vol. 8, pp. 175054-175062, 2020, doi: 10.1109/ACCESS.2020.3025329.

https://ieeexplore.ieee.org/document/9201291


Atualizado em: Qua, 17 de agosto de 2022, 16:16
Notícias UFS