Seg, 05 de junho de 2017, 09:37

Recuperador de Calor de Gases da Exaustão utilizando Tubos Aletados - Danilo Rodrigues Santos
Depoimento de nosso Alumnus

Trabalho de Conclusão de Curso

A escolha do tema de TCC ocorreu de forma natural, pois, após desenvolver 02 anos de atividade de pesquisa (bolsista CNPQ) na área térmica e de cogeração, sob orientação do professor Douglas, foram realizadas inúmeras análises de artigos e visitas técnicas em empresas do ramo comercial (shoppings, supermercados, hotéis) e industrial e em outras universidades (UFPB) foi possível entender a importância do trabalho na área térmica como um dos principais ramos da engenharia mecânica. Durante a pesquisa foi concedido um conceito de planta piloto de cogeração que seria capaz de reproduzir ciclos termodinâmicos de refrigeração, divididos em linhas de pesquisa diferentes, nas quais uma das minhas responsabilidades ficou concentrada no aproveitamento de gases de exaustão de um grupo motor gerador, sendo que um primeiro protótipo foi projetado e fabricado para serem obtidos os primeiros parâmetros de funcionamento do sistema.

Por conseguinte, no trabalho de conclusão de curso foi aprofundado o desenvolvimento do núcleo do trocador de calor responsável por converter a energia térmica carregada pelos gases de exaustão para aquecimento da água que passaria internamente aos tubos e seria a fonte quente necessária para o funcionamento dos ciclos frios do restante do sistema (que também contém um boiler, adsorvedor, torre de resfriamento).

Os principais desafios do TCC foram justamente os métodos avançados de engenharia que foram empregados para modelar o sistema e obter a configuração ótima de acordo com as premissas estabelecidas no trabalho. Foram necessárias diversas horas de programação em softwares como EES (Golden Search Method), Matlab (Otimização Multi-objetivo e LHS) e simulações em softwares CAE para avaliar o escoamento dos gases e da água e a eficiência do trocador de calor em conseguir aproveitar a energia disponível no fluxo de gases.

Finalmente foi obtido uma configuração de trocador mais sofisticada que a desenvolvida no trabalho de pesquisa anteriormente realizado, e avaliado ainda em nível de projeto a melhoria nos principais parâmetros de eficiência global e de escoamento que permitiriam tornar otimizado o aproveitamento da quantidade de calor disponível.

Posteriormente foi elaborado um artigo e apresentado no CONEM 2014 Uberlândia - MG, tendo ainda orientação do professor Douglas Riffel.

Atuação profissional

Logo após a conclusão do curso de Engenharia Mecânica tive a oportunidade de ser admitido na principal mineradora do país, no ramo de logística desta empresa, que é responsável por mais de 42% da carga transportada no país anualmente. Iniciei meu trabalho como Eng. Ferroviário na Diretoria de Logística e Gerência de Manutenção de Locomotivas, onde foi possível aplicar de forma ímpar os conhecimentos obtidos durante o curso, principalmente relacionado a análise de falhas de componentes mecânicos, projeto de elementos de máquinas, dinâmica, vibrações e máquinas térmicas, além de ser necessários conhecimentos nas áreas de elétrica e controle devido a complexidade tecnológica que esses equipamentos possuem atualmente. Participei de projetos de envergadura durante esses anos, relacionados a melhoria da performance das locomotivas junto a fornecedores, principalmente de origem estrangeira, onde foram desenvolvidos inúmeros testes e elaborados diversos relatórios que serviram de base para tomada de decisão quanto aos equipamentos, objetivando aumento na sua confiabilidade e eficiência energética. No início de 2016 tive a oportunidade de ser responsável como supervisor na área de manutenção preditiva de locomotivas, com 20+ subordinados e um orçamento de cerca de R$ 1 Mi de reais anuais para conduzir as atividades de avaliação preditiva da frota, técnicas de vibração, termografia, monitoramento de baterias, rodas e truques ferroviários, análises físico-químicas desenvolvidas num laboratório químico. Em 2017 devido a uma reestruturação de processos estou responsável pela supervisão de manutenção preventiva de locomotivas, com 40+ subordinados e orçamento de R$ 10 Mi, área responsável por executar as manutenções baseadas em calendário e principais intervenções relacionadas aos diversos sistemas dos equipamentos. Atribuo o sucesso obtido nesses 04 anos de atuação aos ensinamentos obtidos pelos professores durante a graduação, a vivencia oferecida pelos desafios diários na UFS que me permitiram participar de projetos de pesquisa, SERBAJA, dentre outros e a cobrança realizada na condução das principais disciplinas do curso, que fugiram quando necessário dos métodos de avaliação tradicionais e colocaram formas de avaliação que exigiam a busca por determinado conhecimento, atendimento a prazos, trabalho em grupo, preparando o aluno para o mercado de trabalho e ajudando a forjar o profissional que sou atualmente. Espero que a universidade continue fazendo o trabalho nos mesmos moldes de quando tive a oportunidade de estudar minha graduação, exigindo os alunos em alto nível em busca da excelência, e pretendo no futuro retribuir de alguma forma com o ensino da Engenharia Mecânica no DMEC UFS para permitir que seja um local de referência na formação de engenheiros no Brasil.


Atualizado em: Seg, 05 de junho de 2017, 09:50
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